AMTI

CONFIRMADO: Itupiranga possui a melhor municipalização de trânsito do Estado do Pará!

Quarta, 17 de abril de 2019

Mesmo tendo sido deixada de lado na gestão estadual passada, que distribuiu 200 viaturas, mas nenhuma pra Itupiranga, a Autarquia Municipal de Transito e Transporte de Itupiranga-AMTI, alcançou a eficiência e hoje é referencia como o melhor transito municipalizado do Estado do Pará.
    Segundo informou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, ao deputado estadual Gustavo Seffer, já foi dada orientação ao diretor do Detran, João Guilherme, para que atenda ao requerimento entregue a ele pelo diretor da AMTI, Sidcley Costa, por ocasião da estada do governador Helder Barbalho em Marabá no inicio deste mês. Pelo requerimento, os agentes de Trânsito terão mais duas viaturas para atuarem na fiscalização e orientação do transito pelas ruas de Itupiranga.
    "A gente vai se empenhar para que possa atender a esse pedido dele aí, porque o Detran possui uma verba específica pra isso, pra dá o apoio a municipalização do transito. A municipalização do transito em Itupiranga é uma das melhores do estado", ressaltou o secretário.
    Claro que, ainda, existem muitas coisas que precisam ser mudadas, porém quem visita Itupiranga, já na entrada da cidade, pode observar o uso das faixas, da sinalização, os motociclistas com capacetes e pedestres nas faixas. Em 2019 foram implantadas as sinalizações horizontal, vertical e semafórica. Foram instalados semáforos em três pontos estratégicos da cidade e isso é sinal de que a cidade está se adequando, preparando o Transito para receber o grande fluxo de pessoas que está previsto para os próximos meses com o inicio das obras do derrocamente do Pedral do Lourenção.
    "Eu me recordo que quando Itupiranga tinha, na sede do município, tinha apenas 30% da frota veicular que tem hoje morriam muitas pessoas vítimas de acidentes no trânsito, por atropelamento, queda de motos. A AMTI veio como "uma indústria de multas", multando por qualquer, mas o índice de pessoas que morrem hoje, por acidente de transito na cidade, não chega a 02% do que morria antes da AMTI. Então, a AMTI, na verdade, é uma bênção pro nosso município. As vezes, pra nossa cidade, eles 'metem a caneta na gente', dói no bolso, né, mas tem que entender que eles estão fazendo o trabalho deles e que está poupando vidas. Muitas vidas foram poupadas nos últimos tempos por causa da fiscalização. Deixo aqui meu abraço ao Sidcley e a toda equipe da AMTI, digo isso porque tenho família, amigos que conduzem motos, carros e a gente sabe que estando no trânsito está correndo risco, mas tendo a fiscalização, as leis de transito.. a gente obedecendo vidas são poupadas", lembra Luís Alberto Neves, proprietário de uma das funerárias em Itupiranga.
    Para se ter uma ideia, no ano de 2013 o numero de mortos em decorrência de acidentes envolvendo carros e, principalmente, motos foi 14 pessoas. Há quatro anos, com o objetivo de salvar vidas, foi criada a AMTI. No último ano, esse número foi reduzido para acidentes com vitimas fatais, maioria em vicinais. De acordo com dados de analise de estatística de acidentes de trânsito, já houve queda de 72% no índice de acidentes, desde a sua implantação, e uma redução em 95% de acidentes de alta complexidade com traumatismo craniano e fraturas expostas.
    "A equipe da AMTI, que atualmente conta com 13 agentes, vem sendo muito elogiada apesar de todos os contra tempos já enfrentados, isso demonstra o compromisso que temos em salvar vidas. Agradecemos ao deputado Seffer pela força que está nos dando para que nossos agentes possam fazer, ainda, mais por nossos condutores e pedestres itupiranguenses", disse Sidcley.
    Prefeitura de Itupiranga-PA