Parceria entre Itupiranga e Embrapa promove horticultura sustentável no município

Quinta, 29 de agosto de 2019

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itupiranga, Embrapa Amazônia Oriental e Associação de Mulheres da Cidade e do Campo vai promover a produção sustentável de hortaliças no município. O contrato de cooperação técnica foi assinado na ultima sexta-feira, 23, e integra o projeto Hortamazon, realizado pela Embrapa com recursos do Fundo Amazônia. O projeto prevê o fortalecimento da horticultura em Itupiranga por meio da realização de capacitações e a instalação de uma vitrine tecnológica de práticas sustentáveis para a produção de mudas de hortaliças.
    O prefeito José Milesi agradeceu à Embrapa, à Associação de Mulheres e a secretaria de Agricultura. “Essa ação é muito importante para geração de alimentos no município e para a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito.
    Nesse projeto, 15 mulheres já estão trabalhando, via associação, com produção de hortaliças, com expectativa da chegada de mais. No momento estão produzindo somente “folhosas” (alface, jambu, coentro, cebolinha e couve). A importância da parceria Prefeitura de Itupiranga e Associação de Mulheres, é no objetivo de construir uma Vitrine de Tecnologias Sustentáveis para o município.
    Essa vitrine será um espaço de capacitação para os produtores, será uma vitrine capaz de lançar produtos agroecológicos para as mulheres atendidas, no sentido de gerar renda para essas mulheres da associação e também ser um grande núcleo de produção de mudas, e que essas mudas de mudas de hortaliças atendam o município de forma que se torne sustentável na produção de mudas e que os produtores não tenham que sair do município para ir até Marabá, por exemplo, para adquirir essas mudas.
    “O objetivo dessa parceira é apresentar mudas de qualidade, livres de doenças, com princípios agroecológicos, vai trabalhar todas as práticas sustentáveis, no sentido de preservação do meio ambiente, no sentido de demonstrar aos produtores que eles podem utilizar a mesma área com técnicas sustentáveis e diminuir, com certeza, a derrubada de áreas, as queimadas para a produção de hortaliças, produzindo nas áreas já alteradas, com praticas sustentáveis, via secretaria de Agricultura”, enfatiza Mazillene Borges, Analista de Transferência de Tecnologia.
    “Essas companheiras que estão aqui já tem, todos os meses, uma renda a mais para suas famílias. A gente agradece ao Milesi por essa confiança que ele está depositando em nós. Já estamos aqui há mais de dois anos trabalhando e mostrando que somos capazes. Agradecemos, também, a Embrapa, que veio somar e isso a gente vê como beneficio de Deus olhando para essa associação, que já tem 18 anos de constituída e ainda não tinha tido esse impacto que estamos vendo agora”, pontua Isaura Cunha, presidente da Associação de Mulheres.
    “É determinação do próprio prefeito que a gente faça parcerias. As atividades são desenvolvidas tanto pela Emater, quanto pela secretaria de Agricultura. Além de ser um centro de referencia em hortaliças no município, esse projeto vai servir, também, para produção de mudas para serem comercializadas, mudas de qualidade para Itupiranga e depois pra região e, também, vai ter uma compostagem, que vai ser orgânica, sem agrotóxico”, informa o secretário de Agricultura Willian Gonçalves, acrescentando que “a orientação do prefeito José Milesi e de que, todos aqueles que vierem para o Município de Itupiranga, que quiserem produzir, gerando trabalho e renda para população, terá na prefeitura uma parceria em sua gestão”, conclui Willian.
    Hortamazon
    O Subprojeto Tecnologias sustentáveis para o fortalecimento da horticultura na Amazônia - Hortamazon, do Projeto Integrado da Amazônia, vinculado ao Fundo Amazônia.
    O Hortamazon é um dos 19 subprojetos que a Embrapa realiza em toda Amazônia, por meio do Projeto Integrado da Amazônia, cujo período de execução iniciou em 2018 com programação até 2020, com recursos do BNDES, vinculado ao Fundo Amazônia.
    A região do Sudeste Paraense foi escolhida pela Embrapa Amazônia Oriental para concentrar ações de 16 subprojetos integrantes do Projeto Integrado da Amazônia no Pará, com a missão desenvolver e executar ações de pesquisa, transferência de tecnologia e comunicação para fortalecer a produção sustentável, além de recuperar, conservar e promover o uso racional dos recursos naturais.
    (texto: Lenir Silva Fotos: Marllon Brando-Ascom/Itupiranga).
    Saiba mais: Clique aqui
    Prefeitura Municipal de Itupiranga, Gestão Respeito, Diálogo e Trabalho!