Prefeitura promove passeata sobre combate à exploração sexual infantil

O movimento foi organizado pelo CREAS (Centro de Referência de Assistência Social) e a equipe da Secretaria de Assistência Social hoje pela manhã, 18 de maio, com o tema: “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, com a participação de alunos e professores de várias escolas da cidade, APAE, CRAS-Cajazeiras, Conselho Tutelar, e a população onde levaram faixas, cartazes e materiais explicativos. A passeata iniciou em frente à Prefeitura, onde profissionais da área falaram sobre a importância do engajamento da sociedade como um todo para impedir a prática de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, mobiliza todo o país com o objetivo de promover atividades de conscientização para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A mobilização é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal e de parceiros.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.