Prefeitura Municipal de Itupiranga é destaque no Programa Municípios Sustentáveis

Partindo do princípio de que “para tomar o suco é preciso espremer a fruta”, no último mês de novembro o prefeito de Itupiranga, José Milesi, juntamente com sua equipe, decidiu por um contingenciamento tanto de despesas com pessoal quanto de suprimentos, fazendo a máquina funcionar. O resultado desta ação é que Itupiranga acaba de ser destaque nos resultados alcançados no CAUC, sendo o único município da região sudeste do Pará.  A entrega do Certificado Prefeitura Destaque no Programa Municípios Sustentáveis aconteceu na última quarta-feira (07),no Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis, realizado em Belém, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Esse certificado representa a busca pela máxima eficiência na prestação do serviço público. Isso acontece vencendo cada dia uma meta. Isso reforça e mostra que estamos no caminho certo, quando tomamos atitudes que fazem a máquina funcionar”, enfatiza Átila Cesar, diretor Administrativo.

Vale ressaltar que o Município de Itupiranga já foi referencia em nível estadual quando, no segundo semestre do ano passado, o  prefeito José Milesi recebeu o certificado de “Gestão Transparente, Ano2017”, cesse certificado é concedido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará”, de acordo com o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

Com o tema “Gestão Compartilhada”, o evento trouxe as experiências e os desdobramentos das agendas governamentais que foram planejadas em parceria com as gestões municipais. Durante o encontro também foi apresentado o balanço das ações e resultados do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis (Semsu), que propõe a sustentabilidade dos municípios em âmbito global, a gestão e ajuste fiscal, até as grandes obras de infraestrutura. Os projetos respeitam a realidade e peculiaridades de cada território, com ações ancoradas nos planos governamentais Pará 2030, Pará Ambiental e Pará Social.

O PMS é um programa de fomento ao desenvolvimento municipal desenvolvido a partir do planejamento integrado, da governança interfederativa, assistência técnica e sistema de financiamento à infraestrutura tanto público, quanto privado. Desde outubro de 2017 o Governo do Pará, por meio da Semsu, investe na capacitação dos municípios para a promoção de uma gestão fiscal eficiente. Uma das frentes dessa atuação é o workshop Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Estado do Pará, que alcança todas as regiões do estado, com assistência técnica nas regionais e acompanhamento individual das contas municipais.

A redução de pendências das prefeituras no CAUC (Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) é um dos pontos a destacar entre os 59 municípios que estão sendo monitorados de perto pelo Programa. De novembro do ano passado a janeiro deste ano foram reduzidas 32,88% das pendências com o sistema, mais que o dobro da porcentagem, se formos analisar todos os 144 municípios paraenses, onde a diminuição foi de 12% nesse mesmo período. (Texto: Lenir Silva –ASCOM/Itupiranga Fonte: Agencia Pará)