Prefeitura de Itupiranga realizou no último sábado dia 23, no Distrito de São Sebastião uma palestra para debater sobre o desmatamento

O Prefeito José Milesi, destacou a importância de mudar nosso pensamento começar a cuidar da terra, pois é dela que tiramos nosso sustento, preparar essa terra para vivermos bem em cima dela. E podemos fazer isso protegendo as nascentes, os açaizais, replantando tudo outra vez. O setor que mais gera trabalho e renda no município de Itupiranga é agricultura Familiar e a pecuária.

Nos últimos meses o IBAMA fechou praticamente todos os frigoríficos do Pará. Isso para condicionar a comercialização do boi e do bezerro no abate à diminuição do desmatamento na região. “Hoje passou a época de fazer as coisas do jeito que tenho vontade, do jeito que quero. Pelo sistema de Monitoramento atual, hoje, não consigo derrubar nenhuma árvore sem que os órgãos responsáveis saibam. Tudo é vigiado”, lembra Paulo Rogério, Engenheiro de Meio Ambiente, secretário de Meio Ambiente. Disse, ainda que a secretaria municipal de Meio Ambiente está sendo obrigada a fazer parte desse sistema de monitoramento. No ano de 2013, teve assinatura, com uma retificação em 2016, com o município de compromisso em combater o desmatamento.
O produtor pode contar com o apoio total da secretaria municipal de Meio Ambiente. O objetivo é zerar o desmatamento no município no ano 2017 e deixar o licenciamento ambiental com o menor custo possível, assinando o compromisso. Quem tem menos de 60 alqueires não precisa contratar engenheiro, por exemplo. Com isso vai gerar menos despesas na legalização da terra.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito José Milesi, o vice-prefeito Ricardo Guimarães, secretário de Agricultura, Willians Gonçalves, além do secretário de Meio Ambiente entre outras autoridades locais. Vale salientar que a secretaria de Meio Ambiente é parceira do produtor rural, com Respeito, Diálogo e Trabalho. (Fotos e reportagem: Rodrigo Rodrigues. Redação: Lenir Silva)