Formação de Formadores: construindo redes colaborativas de aprendizagens

A Prefeitura Municipal de Itupiranga por meio da Secretaria Municipal de Educação/ SEMED realizaram em 30 de maio de 2017 um grande evento na qual reuniu a rede educacional do município para apresentação do projeto “Formação de Formadores: construindo redes colaborativas de aprendizagens”. A programação teve a participação de aproximadamente 800 profissionais entre eles gestores, orientadores, coordenadores pedagógicos e professores do campo e da cidade. Ainda contou com a presença de alguns parceiros da SEMED, autoridades locais e secretários do governo municipal.

Se fizeram presentes, na mesa de abertura do evento, o Prefeito Municipal José Milesi, Presidente da câmara de vereadores o Sr. Isais Pereira Alves, o Vice- prefeito Ricardo Guimarães, Vereadores Vagner Godoi e Junior Belchior, Representantes da rede municipal de ensino Profª Alessandra Figueiredo, a Coordenadora Pedagógica Maria da Guia da Silva Vera, o diretor Nilton Cesar Rocha Araújo, Léiva de Sousa Rodrigues- Diretora de ensino da SEMED/Itupiranga e José Dildo Pereira Alves, Secretário de Educação do município de Itupiranga. O projeto marca um momento importante para o processo educacional do município uma vez que este tem como propósito a formação continuada dos coordenadores Pedagógicos para atuação direta na formação de professores no contexto da escola, cujo desenvolvimento iniciará na qualificação da aprendizagem dos alunos.

Durante a programação o prefeito Municipal José Milesi falou da importância do evento e citou os desafios enfrentados principalmente em relação à superação dos índices educacionais e reafirma que é compromisso de todos transformar a educação do município de Itupiranga.

O vice-prefeito Ricardo Guimarães falou do desafio que é governar o município considerando toda sua diversidade e se colocou a disposição em relação às pautas da educação.

O presidente da câmara de vereadores, Isaias Pereira Alves, reafirma a necessidade da superação dos obstáculos enfrentados. E tendo como referência os dados apresentados no evento, ressalta que a alteração positiva dos índices da educação no município depende de cada profissional que atua na escola e que para isso a palavra chave é união.

Na ocasião foram apresentados dados educacionais das avaliações externas SISPAE e resultados do IDEB nos quais colocam o município em um patamar não muito favorável. O Secretário municipal José Dildo afirma que o momento não é para achar culpados e que o governo não tem cor partidária. O compromisso em alavancar a educação do município é de todos e para isso o investimento na qualificação profissional é fundamental. Falou das ações dos primeiros meses de governo, do desafio que a educação enfrenta e por último apresentou sua equipe pedagógica bem como, esta organizada no interior da SEMED.

Em continuidade as ações desenvolvidas pela SEMED na gestão de José Dildo Pereira Alves- Secretário Municipal de Educação de Itupiranga iniciou-se na manhã de 31 de maio de 2017, na sede do Centro Profissionalizante a formação de coordenadores pedagógicos uma ação do projeto “Formação de Formadores: construindo redes colaborativas de aprendizagens”. O trabalho trás grandes expectativas no que diz respeito ao contexto da formação continuada no município. Nesse primeiro dia de trabalho os professores coordenadores puderam externar suas expectativas e desenvolveram momentos de estudos individuais e coletivos fundamentais para a constituição dos primeiros passos na construção de uma identidade de formador.

Fotos e Matéria: Departamento de Formação/SEMED