Distrito de Cajazeira já conta com abastecimento de água tratada

Distante 28 quilômetros da sede do Município de Itupiranga, o Distrito de Cajazeiras já conta com uma população que se aproxima dos seis mil habitantes, que tem na agropecuária sua base econômica. Muito bem estruturada, Cajazeiras é o único entre os quatro distritos de Itupiranga, que conta com cobertura total de abastecimento de água tratada e esgoto, um investimento, na saúde dos moradores, avaliado em R$ 7.000.000,00 (sete milhões de Reais). No intuito de oferecer cada vez melhores condições de vida aos munícipes, uma equipe da secretaria municipal de Saúde esteve na tarde de ontem (02) ministrando uma palestra, esclarecendo a importância das pessoas utilizarem água tratada no seu dia a dia.

A enfermeira Regina Vieira da Silva, da Vigilância Sanitária, fez uma explanação sobre o numero de casos de mortes por água contaminada no Brasil atualmente e falou sobre as principais doenças transmitidas pela água não tratada, como a diarreia infecciosa, a cólera, a leptospirose, as hepatites A e E e a esquistossomose. No final de sua palestra esclareceu as dúvidas de algumas pessoas presentes.

Natural no ser humano, a desconfiança em relação a qualidade da água em Cajazeiras tem sido o principal argumento para o elevado índice de inadimplência entre os consumidores. Para esclarecer como é são feitas as análises na água, a técnica em vigilância Sanitária, Nágina Barros de Araújo, disse que regularmente são coletadas amostras da água e enviadas para um laboratório certificado em Marabá. A técnica informou, ainda, que qualquer pessoa que tenha dúvida quanto a qualidade da água, basta acionar o pessoal da Vigilância Sanitária, que a coleta será feita no domicilio.

“Essa periodicidade nas coletas da água e a certificação do laboratório onde são feitas as análises é a garantia da eficiência do tratamento”, garante o engenheiro Ambiental e Civil da José Luís da Cunha, falando em nome da empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgoto no Distrito. O engenheiro pede a compreensão da população. “Sem conscientização não teremos como continuar mantendo essa qualidade”, disse José Luís, referindo-se ao alto índice de inadimplência no Distrito e convidou a comunidade a visitação, para ver de perto como é feito o tratamento do esgoto do Distrito.

“Que Cajazeiras venha a ser, em curto espaço de tempo, um distrito modelo”, disse o Prefeito José Milesi, que participou da reunião, ressaltando que “a água e o esgoto tratados são dois bens importantes para uma família”.

Na reunião, aos presentes foi anunciado que o Distrito de Cajazeiras foi contemplado com uma escola de nível médio, pelo Governo do Estado, a pedido do prefeito José Milesi. Ao município caberá em contrapartida a doação do terreno.

Milesi falou, ainda, da instalação de um frigorífico em Itupiranga, que irá gerar emprego para 400 diretos, gerando trabalho e renda para muito mais pessoas na região.

Além do prefeito, a reunião, que contou com a participação de dezenas de pessoas da comunidade, teve, ainda a presença da secretária de Saúde, Ângela Cristina Damasceno, da chefe de Gabinete e funcionários da empresa responsável pelo sistema de tratamento de água e esgoto, que aproveitaram a ocasião para distribuírem panfletos educativos.