Consórcio do Araguaia e Tocantins conquista parcerias com o Governo Federal para saúde dos municípios

Na última segunda-feira(12), prefeitos que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Araguaia e Tocantins(Cisat) se reuniram em Brasília, com o Ministro da Integração Nacional,  Helder Barbalho; o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e com o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, João Salame Neto.

O foco das reuniões foi buscar de recursos e parcerias junto ao Governo Federal que atendam as demandas na área da saúde e melhorem a vida da população nas regiões de integração do consórcio. Estiveram presente na reunião o presidente do CISAT, Wagne Machado (Piçarra), os prefeitos José Milesi (Itupiranga), Célio Rodrigues (Eldorado dos Carajás), Marcos Dias (Brejo Grande do Araguaia), Graça Medeiros (Nova Ipixuna), Cláudio Alves (Palestina) e Francisco Barbosa (São João do Araguaia).

“Além de estarmos conquistando importantes parcerias com o Governo Federal, todos os prefeitos despacharam e puderam oficiar os órgãos sobre andamento serviços e obras dos seus respectivos municípios. Para mim, é gratificante poder estar ajudando meu município e, por meio do Cisat, e estar contribuindo para uma saúde menor pra todos os nossos municípios consorciados”, afirmou o presidente do Cisat e prefeito de Piçarra, Wagne Machado.

Segundo ele, os encontros em Brasília resultaram em benefícios que em breve vão beneficiar a população da região. “Conseguimos para o Cisat uma caminhonete para o deslocamento dos profissionais da saúde aos municípios consorciados, um odontomóvel (unidade de odontologia itinerante) que ficará a disposição dos municípios e duas ambulâncias que também ficarão no Cisat e poderão ser utilizadas de acordo com as demandas dos municípios”, contou Machado.

CISAT – O Consórcio foi criado este ano, com o início do mandato de 2017 dos atuais prefeitos, com o objetivo de melhorar serviços prestados de saúde prestados à população dos 12 municípios que o compõem. São eles: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Goianésia do Pará, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Jacundá, São João do Araguaia, Palestina do Pará, Nova Ipixuna e Piçarra.

Unidos, os gestores têm conquistados parcerias também com o Governo do Pará (com o qual reuniram na semana passada), que vão garantir o direito à saúde não apenas em cada município, mas vão impulsionar o desenvolvimento da região como um todo.